Meu bom irmão ou irmã,
As dúvidas e questões relativas à Fé, quando não surgem como fruto da meditação, mas dos “embates” e “armadilhas” plantados por quem deseja nos tirar do Rebanho de Cristo tendem a ser angustiantes. Nos debates e vídeos online de acusações contra a Igreja, contra o Papa e os Bispos nós observamos que a Caridade – que é a bandeira do católico – passa longe.
Ficamos angustiados porque não temos imediatamente as respostas ao que nos apresentam, porque os raciocínios parecem quase matemáticos e as conclusões parecem todas desfavoráveis para a Igreja, para o Papa, para os Bispos e para o Concílio. Porque eles usam termos que não só nos machucam, mas que chegam a blasfemar contra Deus, a Igreja e os Santos.
Acalme-se.
A primeira e mais importante coisa da qual devemos nos lembrar: Jesus doou a vida dele por nós, criou a Igreja por nós, deu-nos os sacramentos e nos enviou o Seu Espírito. Nos chamou misericordiosamente de modo incansável até que nós respondessemos. E, mesmo depois de respondermos, Ele continua a nos chamar, pois não respondemos com tudo o que somos.
É esse Deus que está olhando para a sua aflição. Perante Ele você não precisa ter nenhuma resposta imediata para absolutamente nada. Perante Jesus, o que você precisa é buscá-Lo como pode: indo nas Missas e se Confessando, tendo rotina de oração, com um coração aberto para a Igreja – para o Papa, para seu Bispo e para seu Padre; viver na sua paróquia, na sua comunidade eclesial e testemunhar Jesus na sua vida: no seu trabalho, na sua escola, na sua casa. Para isso não é necessário nenhum estudo, apenas Benevolência e Amor. Isso é o importante, em primeiro lugar.
Concílio Vaticano II, Concílio de Trento, Documentos Papais, estudo da Teologia e da Liturgia vem num segundo momento. Muitas das nossas aflições vem do fato de colocarmos “o carro na frente dos bois”. Não lemos nem o catecismo ainda, mas já estamos querendo tratar da tradução de documentos em latim. Nunca lemos a Doutrina Social da Igreja, mas queremos julgar agora, nesse minuto, todas as ações do Papa pra saber “se ele é de direita ou de esquerda”. Jamais lemos uma única homilia do nosso Papa, mas consumimos um monte de sites que “dizem que o Papa disse” e achamos que ele é Comunista, Progressista, Gayzista…
Muitas vezes queremos estudar tudo sozinhos. Ou pior: com algum Gurú (pessoa que não é nem Padre, nem Bispo, mas que afirma que a Igreja não sabe como viver a Fé, mas que ele mesmo sabe o caminho melhor que a Igreja). Nos entupimos de vídeos enviesados, então é claro, nossa consciência vai ficando deformada. Chegamos quase ao ponto de perder a Fé.
Acalme-se.
Jesus olha por você. Os Santos dos Céus olham por você. A Igreja, o Papa, os Bispos rezam por você, meu amado irmão. Você não está sozinho. Com Paciência e Prudência, com bondade e Caridade você vai chegar lá. Estude um pouco sobre o Concílio, mas estude muito mais o Catecismo, a Doutrina Social, as Homilias dos Papas e do seu Bispo. Aos poucos as coisas se encaixam, pode ter certeza.
Se sentir que a aflição é recorrente, converse com seu Padre. Até mesmo com seu Bispo. Eles são seus Pastores, vão te ajudar.
Um leigo qualquer